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quarta-feira, 21 de maio de 2014

Um pouco de História.


Este é nossa primeira postagem aqui no blog e para dar inicio, falaremos de história, pois é onde que tudo começa. Como citado no livro ”História da Construção Naval no Brasil”, escrito por Pedro Carlos da Silva Telles, e publicado pela FEMAR:

“Foi intensa a atividade de construção naval, durante todo o período colônia. Portugal era, no século da descoberta do Brasil, a nação mais evoluída da Europa nessas construções; é de um português, o padre dominicano Fernando de Oliveira, nascido em 1507, o primeiro livro escrito em todo o mundo sobre construção naval, o Livro da Fábrica das naus, de meados de XVI.“

Podemos notar que este trecho refere-se à origem da construção brasileira, mas não necessariamente a construção naval mundial. O vasto desenvolvimento naval  de Portugal é frequentemente ensinado no ensino médio. O que não é comentado, é que Portugal se interessou em levar esse conhecimento para o Brasil, construindo suas naus aqui.

Mas por quê? Simples. De acordo com um estudo realizado pelo Almirante Alves Câmara, o Brasil possuía mais de 160 tipos diferentes de árvores que podem ser usadas em construção naval. Sendo assim, Portugal poderia aumentar sua frota com os recursos e mão de obra encontrada no “novo continente”.

O livro de Pedro Carlos da Silva Telles também cita as vantagens oferecidas aos que construíssem as Naus:

“Foram assim estendidos ao Brasil os mesmos incentivos e vantagens que vigoravam em Portugal para quem construísse navios com porte acima de 140 tonéis, além de preferencia nas cargas para as embarcações aqui construídas. Outros incentivos à construção naval na Colônia faziam parte do Regimento do primeiro governo geral do Brasil, Tomé de Souza.”

Pronto, eis o inicio dessa história. Mão de obra, matéria prima favorável e um avançado conhecimento fizeram parte dessa história. Vale ressaltar que esse fato só se aplica a embarcações de grande porto, como as caravelas. Todo tipo de embarcação de pequeno porte não se incluem, pois a construção desses era quase sempre de caráter artesanal.

É isso. A postagem de introdução será curta, pois estamos editando informações baseadas em diversos livros referentes à história da Construção Naval no Brasil. Além disso, queremos manter o blog atualizado com as notícias recentemente publicadas em outros sites

Agradecemos sua visita. Deixe nos comentários suas dúvidas e pedidos.


Até a próxima.

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