(Fonte: www.laifi.com)
Navais! Falaremos hoje das hidrovias brasileiras.
O Brasil possui aproximadamente 42 mil quilômetros de rios mas somente 10 mil são explorados economicamente. Imagine
você se, 50% dessas hidrovias fossem exploradas, tanto para transporte de carga
quanto para transporte de pessoas. Teríamos uma grande diferença na economia e
quem sabe, no trânsito, não?
Antes de falarmos dos benefícios que as hidrovias podem trazer para
economia, e claro, para trânsito de uma determinada cidade, vamos exemplificar
os tais 42 mil quilômetros de rios que o país possui.
(Fonte: www.britannia.com.br)
Incrível, não? Infelizmente só 7% do que é transportado no Brasil é por
hidrovias. Do restante, 60% por rodovias e 30% por ferrovias.
Economicamente hidrovias não necessitam de investimento, pois estão
ali, prontas para serem navegadas. Já as rodovias, apesar de não possuírem um
alto valor de construção (inferior ao valor calculado para uma ferrovia), têm
um valor alto de manutenção por serem mais suscetíveis à deterioração.
Outro ponto é a diferença entre a quantidade de carga transportada por
um caminhão e transportada por uma barcaça. A imagem a seguir mostra a
diferença em toneladas, que ambos podem transportar.
(Fonte: Imagem retirada do Livro
“Estradas D´água”, publicado pela Antaq).
A carga transportada por uma barcaça é 50 vezes maior do que a
transportada por um caminhão. Imagine o impacto disso no fluxo das rodovias.
Podemos então chegar à conclusão que economicamente as hidrovias seriam
mais viáveis do que as rodovias e ferrovias. Além disso, não mencionamos as
ferrovias. Elas possuem grande
importância nos locais onde o transporte hidroviário não é possível.
Economia, Ok! E o trânsito? Ahhh, o trânsito! Para os que vivem em
cidades grandes como Rio e São Paulo, por exemplo, o trânsito é uma das maiores
complicações do dia a dia. Em São Paulo, um dos piores trânsitos do país se não
o pior, os rios facilitariam em muito, a vida dos paulistas.
Um projeto em estudo, o “Hidroanel metropolitano de São Paulo”, visa o
aproveitamento de rios como o Tietê e Pinheiros para transporte de passageiros
e carga, reduzindo assim o fluxo de veículos na cidade e arredores.
Para saber mais sobre o projeto: http://www.metropolefluvial.fau.usp.br/hidroanel.php.
Infelizmente nosso país se baseia em transporte rodoviário desde 1952. Deve-se isso
ao grande incentivo do então Presidente
da República Juscelino Kubitschek, às montadoras de automóveis.
Mesmo que ainda não seja um meio de transporte explorado, a utilização
de hidrovias vem crescendo ao longo dos anos, impulsionando assim o setor
naval.
Navais, é isso! Deixem seus comentários, dúvidas, pedidos e críticas.
Até a próxima.


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