Navais!
Pedimos desculpas por não cumprir a agenda de segunda feira. Este post
será um pouco mais didático. Encontramos uma lista de todos os tipos de barcos,
suas nomenclaturas e funções.
Segue a lista com os tipos de navios.
ALVARENGA (Lighter, Barge): Embarcação
robusta, sem propulsão e de fundo chato, empregada para desembarque ou transbordo
de carga nos portos. O mesmo que Batelão.
AVISO (Despatch Vessel): Navio
de guerra de pequeno porte, dotado de fraco ou nenhum armamento.
BARCAÇA (Barge, Lighter): O
mesmo que Alvarenga, Batelão e Chata.
BATELÃO (Lighter, Barge): O
mesmo que Alvarenga.
CÁBREA (Shears, Pontoon Crane):
Pontão sobre o qual existe montado um aparelho de manobra de pesos. É utilizado
para embarcar ou desembarcar grandes pesos sem que se tenha necessidade de
atracar o navio ao cais; para transportar grandes pesos a pequenas distâncias.
CAÇA-MINAS (Minesweeper): O
mesmo que Navio Varredor.
CARGUEIRO (Cargo Ship): O
mesmo que Navio de Carga.
CARGUEIRO A FRETE (Tramp): Navio
mercante de carga que não tem itinerário fixo, podendo destinar-se em cada viagem
a qualquer porto onde haja carga a embarcar. Cf. Cargueiro Regular.
CARGUEIRO REGULAR (Liner): Navio
mercante de carga empregado numa linha regular de navegação, repetindo o mesmo
itinerário em todas as viagens. Cf. Cargueiro a Frete.
CARVOEIRO (Coaler): O mesmo
que Navio Carvoeiro.
CATAMARÃ (Catamaran): Embarcação
caracterizada por possuir dois cascos inteiramente distintos até o convés principal,
o qual é comum a ambos e serve para uni-los.
CHATA (Barge): Embarcação
com ou sem propulsão própria, com fundo chato, destinada ao transporte de
granéis líquidos ou secos. Quando sem propulsão seu movimento é provido por um Rebocador
ou Empurrador.
CONTRA TORPEDEIRO (Destroyer):
Navio de combate de alta velocidade, grande mobilidade, tamanho moderado,
pequena autonomia e proteção estrutural nula, cujo armamento principal é
normalmente constituído de torpedos.
CONTRA TORPEDEIROS DE ESCOLTA
(Destroyer-Escort): Navio de combate construído especialmente para escoltar
comboios. É menor que o Contra Torpedeiro comum e seu armamento principal é antissubmarino.
CONTRA TORPEDEIRO-LÍDER (Destroyer
Leader): Contra Torpedeiro maior que o Contra Torpedeiro comum, com
acomodações para um Comandante de Força e seu Estado Maior.
CORVETA (Corvette): Navio de
combate de 500 a 1.100 toneladas de deslocamento, boa mobilidade e velocidade
moderada, destinada à patrulha antissubmarino, podendo fazer escolta de comboios
em substituição ao Contra Torpedeiro-Escolta.
COURAÇADO (Battleship): O
mesmo que Encouraçado.
CRUZADOR (Cruiser): Navio de
combate de tamanho médio, grande velocidade, proteção moderada, grande raio de
ação, boa mobilidade e armamento de calibre médio e tiro rápido, destinado a efetuar
explorações, coberturas, escolta de comboios (contra ataques de superfície), guerra.
CRUZADOR ANTIAÉREO
(Anti-Aircraft Cruiser): Cruzador dotado de poderosa artilharia antiaérea.
CRUZADOR DE BATALHA (Battle
Cruiser): Navio de combate armado de canhões do mesmo calibre dos
Encouraçados, porém menos protegido e muito mais veloz que estes. Ainda
utilizado na 2ª Guerra Mundial, tende a desaparecer.
CRUZADOR LEVE (Light Cruiser):
O mesmo que Cruzador Ligeiro.
CRUZADOR LIGEIRO (Light
Cruiser): Cruzador cujos canhões da bateria principal têm calibre máximo de
6 polegadas (152 mm).
CRUZADOR PESADO (Heavy Cruiser):
Cruzador que possui na bateria principal canhões com calibre superior a 6
polegadas (152 mm).
DP (Dynamic Positioning): Navio
sofisticado de grande porte utilizado em operações de alívio das plataformas de
produção e estoque de petróleo (FSOs e FPSOs), geralmente adaptados de
petroleiros, que além do sistema de propulsão principal possui propulsores.
DRAGA (Dredger): Embarcação
apropriada para retirar material do fundo, em águas pouco profundas. Normalmente
utilizada no interior ou na proximidade dos portos para aumentar a profundidade
dos canais de acesso ou das bacias de evolução.
EMBARCAÇÃO (Craft)
1 - Nome genérico dado a toda construção destinada a se deslocar
planando junto à superfície da água (em barcação planadora), flutuando na superfície
(embarcação flutuante) ou submersa (embarcação submarina).
2 - Nome geralmente empregado para designa.
EMBARCAÇÃO DE DESEMBARQUE (Landing
Craft): Qualquer embarcação destinada especificamente a transportar
material ou pessoal até a praia e aí desembarcá-los, sem contar com outros
recursos além dos que possui a bordo. Normalmente utilizada em operações
anfíbias.
EMPURRADOR (Pusher Tug): Pequeno
navio de grande robustez e alta potência, dispondo de uma proa de forma e construção
especiais, destinado a empurrar uma Barcaça ou conjunto de Barcaças, que formam
um comboio. Cf. Rebocador.
ENCOURAÇADO (Battleship): Navio
de combate armado de canhões de grosso calibre, fortemente protegido por couraças
e por uma compartimentagem estanque especialmente eficiente. Tipo de navio hoje
quase totalmente em desuso. O mesmo que Couraçado.
FLUTUANTE (Floating Stage): Plataforma
flutuante, sem propulsão própria e sem equipamentos e compartimentagem que lhe deem
finalidade específica.
FRAGATA (Frigate): Navio de
combate de emprego semelhante ao do Contra Torpedeiro sendo, porém, de maior
porte e, normalmente, dotado com mísseis entre as suas armas.
FRUTEIRO (Fruiter): O mesmo
que Navio Fruteiro.
GRANELEIRO (Bulk Carrier): O
mesmo que Navio Graneleiro.
GRANELEIRO COMBINADO (Ore-Oil
Carrier): O mesmo que Navio Graneleiro Combinado.
GRANELEIRO COMBINADO UNIVERSAL
(Oil-Bulk-Ore Carrier): O mesmo que Navio Graneleiro Combinado Universal.
GRANELEIRO UNIVERSAL (Oil-Ore
Carrier, Obo Carrier): O mesmo que Navio Graneleiro Combinado Universal.
GUARDA-COSTA (Coast Defense
Ship): Embarcação dotada de alta velocidade e grande mobilidade,
destinada
a patrulhar águas costeiras.
LAMEIRO (Hopper): Embarcação
de ferro, com caixas de ar nas extremidades e portas no fundo, destinadas a
transportar a lama proveniente de uma dragagem.
LANÇA-MINAS (Minelayer): O
mesmo que Navio Mineiro.
LANCHA TORPEDEIRA (Torpedo Boat,
PT Boat): Embarcação de combate de pequeno porte (20 a 50 toneladas de
deslocamento), de alta velocidade e grande mobilidade, armada com tubos de
torpedo. Destina-se a patrulhar águas costeiras, podendo atacar navios maiores
com torpedos lançados a curta distância.
MONITOR (Monitor): Navio de
combate de calado reduzido armado com canhões de calibre médio ou grande, para
bombardeio de costa ou para emprego fluvial. Caindo em desuso.
NAVIO (Vessel, Ship): Embarcação
de grande porte, dotada de meios próprios de propulsão.
NAVIO-AERÓDROMO (Aircraft
Carrier): Base aérea flutuante com propulsão própria, capaz de reabastecer,
municiar, alojar, reparar e operar aviões e suas equipagens aéreas, e
defender-se, dentro de certos limites, de ataques aéreos e de superfície. Seu
armamento principal é o avião.
NAVIO-AERÓDROMO DE HELICÓPTEROS
DE ASSALTO (Amphibious Assault Ship): Navio de guerra dotado de armamento
de defesa e, normalmente, para apoio de fogo naval contra alvos terrestres,
dispondo de pista para pouso de helicópteros. Transporta unidades do Corpo de
Fuzileiros Navais e equipamentos.
NAVIO AUXILIAR (Auxiliary Ship,
Auxiliary Vessel): Navio de guerra destinado a executar missões de apoio
logístico.
NAVIO DE CARGA (Cargo Ship):
Navio mercante destinado exclusiva ou principalmente ao transporte de
mercadorias e cargas, podendo transportar, no máximo 12 passageiros. Cf. Navio
Misto.
NAVIO DE CARGA GERAL (General
Cargo Ship, Freighter): Navio construido especialmente para o transporte de
cargas embaladas ou produtos manufaturados, que não sejam a granel, dotado de
guindastes ou paus de carga para manuseio da carga.
NAVIO CARVOEIRO (Coaler): Navio
apropriado, ou simplesmente usado, para transportar carvão a granel. O mesmo que
Carvoeiro.
NAVIO DE COMBATE (Warship): Navio
de guerra destinado a executar missões de combate.
NAVIO-CURRAL (Cattle-Carrying
Ship): Navio destinado ao transporte de gado em pé, possuindo para tanto
currais no convés principal e plataformas para o embarque e desembarque do
gado.
NAVIO DE DESEMBARQUE (Landing
Ship): Embarcação de desembarque de porte alentado, capaz de transportar
tropa, carga e viaturas, desde o porto de embarque até a praia invadida ou até
as proximidades desta. Normalmente utilizado em operações anfíbias.
NAVIO DE DESEMBARQUE DE CARROS
DE COMBATE (Tank Landing Ship): Navio construído especialmente para o
transporte e desembarque de carros de combate em praias, sendo para isto dotado
de uma porta e uma rampa na proa. Normalmente utilizado em operações anfíbias.
NAVIO DE DESEMBARQUE DOCA
(Landing Ship Dock): Navio semelhante a um dique flutuante, com propulsão
própria. Em seu porão, que é alagável, transporta Embarcações de Desembarque
que dele se retiram por seus próprios meios, após a abertura da porta existente
na popa do navio.
NAVIO DESEMBARQUE DOCA PORTA-HELICÓPTERO
(Landing Ship Dock): Navio com características semelhantes às do Navio de
Desembarque Doca, possuindo, também, pista para operação com helicópteros.
NAVIO-ESCOLA (Training Ship):
Navio destinado a prover treinamento a futuros tripulantes de navios de guerra
ou mercantes.
NAVIO FERRY (Ferry Ship): Navio
de porte reduzido, utilizado no transporte de passageiros, geralmente em
viagens de turismo, transportando também os automóveis dos próprios
passageiros.
NAVIO FRUTEIRO (Fruiter): Navio
construído especialmente para o transporte de frutas, tendo, geralmente, os porões
refrigerados. O mesmo que Fruteiro.
NAVIO GRANELEIRO (Bulk Carrier):
Navio de construção especial adequada para o transporte de carga a granel, não possuindo
assim, guindastes ou paus de carga. Possui características estruturais diferentes,
conforme se destine ao transporte de granéis pesados (minérios, por exemplo).
NAVIO GRANELEIRO COMBINADO
(Ore-Oil Carrier): Navio graneleiro destinado ao transporte de granéis
sólidos e líquidos, a fim de evitar viagens em lastro. Possui em adição às
instalações do graneleiro comum, um sistema de bombas e respectivas redes para
o trato da carga líquida.
NAVIO GRANELEIRO COMBINADO
UNIVERSAL (Oil-Ore Carrier, Obo-Carrier): Navio graneleiro que pode
transportar minério, granéis líquidos e granéis sólidos leves. O mesmo que Graneleiro
Combinado Universal.
NAVIO DE GUERRA (Naval Vessel,
Naval Ship): Qualquer navio pertencente à Marinha de Guerra. Pode ser Navio
de Combate ou Navio Auxiliar.
NAVIO HIDROGRÁFICO (Surveying
Ship): Navio destinado a fazer levantamentos hidrográficos, sendo para
tanto dotado de equipamentos especiais (hardware e software) para coleta e
análise de dados necessários à confecção de cartas náuticas.
NAVIO LASH (Lash Ship, Lash Type
Barge Carrying Ship): O mesmo que Navio Porta-Barcaças. O nome Lash provém
das iniciais da expressão inglesa Lighter Abaard Ship.
NAVIO MERCANTE (Merchant Ship,
Merchant Vessel): Qualquer navio empregado no comércio marítimo, isto é,
que transporta carga ou passageiros a frete.
NAVIO MINEIRO (Minelayyer): Navio de combate destinado a semear
campos de minas ofensivos, em águas dominadas pelo inimigo, ou defensivos, em
águas próprias. O mesmo que Lança Minas.
NAVIO MINERALEIRO (Ore Carrier):
Navio graneleiro projetado especificamente para o transporte de minérios.
Possui, normalmente, porões de carga centrais e tanques de lastro laterais que
se estendem do nível do convés até o fundo do navio.
NAVIO MISTO (Cargo-Passenger
Ship): Navio destinado ao transporte simultâneo de carga e passageiros. Cf.
Navio de Carga.
NAVIO-OFICINA (Tender): Navio
Auxiliar destinado a apoiar Navios de Combate, proporcionando-lhes meios de reparos,
aprovisionamento, etc.
NAVIO PATRULHA COSTEIRO (Coastal
Patrol Boat): Navio de Combate pequeno, com armamento leve e raio de ação
limitada, destinada à patrulha próximo da costa, repressão ao contrabando, etc.
NAVIO DE PESCA (Fishing Vessel):
O mesmo que Navio-Pesqueiro.
NAVIO PESQUEIRO (Fishing
Vessel): Navio especialmente aparelhado para a pesca em alto mar, podendo
ou não ser dotado de câmara frigorífica para conservação do pescado. O mesmo
que Navio de Pesca e Pesqueiro.
NAVIO PETROLEIRO (Oil Tanker):
Navio de construção especial adequado ao transporte de petróleo bruto ou
refinado. O mesmo que Petroleiro.
NAVIO PORTA-BARCAÇAS (Lash-Type
Ship): Navio especial que possui guindastes para o embarque e desembarque
de barcaças pela popa. Tal sistema permite que a estadia do navio no porto seja
mínima, pois o navio não precisa atracar as barcaças que ele transporta.
NAVIO PORTA-CARRETAS
(Roll-on-Roll-off): Navio especialmente construído para transportar
veículos. Estes são embarcados utilizando seu próprio motor, através de uma
porta e rampa, situada na popa do navio.
NAVIO PORTA-CONTENTORES
(Container Ship): Navio construído especialmente para o transporte de carga
em contentores (container), existindo dois tipos principais: um, com conveses
corridos, para embarque de contentores por rolamento, através das suas
extremidades, e outro, do tipo celular.
NAVIO QUEBRA-GELO (Ice-Breaker):
Navio de construção robusta e proa reforçada, capaz de romper os campos de gelo
de pequena espessura que se formam sobre as águas, nas regiões geladas
(Atlântico Norte e Mar do Norte, etc).
NAVIO - SEA-BEE: Navio que
transporta barcaças, diferindo do sistema Lash, quanto ao embarque das mesmas.
Neste tipo, as barcaças são arriadas ou içadas para bordo, através de uma plataforma
situada na popa, que substitui o guindaste existente nos navios Lash.
NAVIO-TANQUE (Tanker): Navio
de construção especial, adequada ao transporte de carga líquida, que pode ser petróleo
bruto, óleo combustível, gasolina, vinho, óleo comestível, etc.
NAVIO TRANSPORTADOR DE GASES LIQUEFEITOS
DE PETRÓLEO (Liquefied Petroleum Gases Carrier, LPG Carrier): Navio de
construção especial, adequada ao transporte de gases liquefeitos de petróleo (metano,
propano, butano, propileno, butileno, etc.).
NAVIO TRANSPORTADOR DE GASES
NATURAIS LIQUEFEITOS (Liquefied Natural Gas Carrier, LGN Carrier): Navio de
construção especial, adequada ao transporte de gases liquefeitos obtidos de fontes
naturais, isto é, não obtidos pela refinação do petróleo.
NAVIO VARREDOR (Minesweeper):
Navio de guerra de construção especial, dotado de equipamentos específicos, e
que, através de técnicas adequadas, retira, desativa ou faz explodir minas
lançadas em águas pouco profundas, abrindo canais seguros à navegação através
daquelas águas.
PESQUEIRO (Fishing Vessel): O
mesmo que Navio-Pesqueiro.
PESQUEIRO DE ARRASTO (Trawler):
Navio-Pesqueiro que opera arrastando uma rede para a captura do pescado.
PETROLEIRO (Oil Tanker): O
mesmo que Navio-Petroleiro.
PONTÃO (Pontoon, Hulk): Plataforma
flutuante, geralmente de forma retangular, destinada a serviços diversos. O mesmo
que Flutuante.
PORTA-AVIÕES (Aircraft Carrier):
O mesmo que Navio-Aeródromo. Denominação incompleta, e por isso imprópria, de Navio-Aeródromo.
Este tipo de navio não é um simples transportador de aviões, mas com estes
opera de forma integral.
REBOCADOR (Tug, Tugboat): Pequeno
navio de grande robustez, alta potência de máquina e boa mobilidade, destinado
a rebocar outras embarcações.
REBOCADOR DE ALTO-MAR
(Ocean-Going Tug): Rebocador de maior porte e grande raio de ação,
destinado a prestar socorro marítimo em alto mar.
REBOCADOR DE PORTO (Harbour
Tug): Pequeno rebocador destinado a auxiliar a manobra de atracar e
desatracar navios, ou a rebocar embarcações na área portuária.
SUBMARINO (Submarine): Navio
de guerra destinado a operar submerso.
SUBMARINO ATÔMICO (Atomic
Submarine): Submarino cuja propulsão se faz por meio do emprego da energia
atômica. O mesmo que Submarino Nuclear.
SUBMARINO CONVENCIONAL (Conventional
Submarine): Submarino cuja propulsão à superfície se faz por meio de
motores diesel, e que, quando em imersão é propulsionado através de motores
elétricos, alimentados por baterias.
SUBMARINO NUCLEAR (Nuclear
Submarine): O mesmo que Submarino Atômico.
TRANSATLÂNTICO (Transatlantic):
Navio de passageiro de grande porte e sofisticado. Podendo atuar no próprio
país ou interligando outros.
AFRAMAX (Average Freighter):
Navio petroleiro de óleo cru ou de produtos, com capacidade entre 75 mil e 120
mil TPB ou cerca de 800 mil barris.
AHTS (Anchor Handling Tug
Supply): Barco de apoio em manuseio de âncoras.
CH/C (Chemical carrier): Navio
para transporte de produtos químicos e granel líquido.
FPSO (Floating Production Storage and
Offloading): Plataforma
offshore de produção, armazenamento e descarregamento.
FSO (Floating Storage and Offloading): Plataforma offshore de
armazenamento e descarregamento.
LGC (Large Gas Carrier): Navio-tanque
para transporte de gases, com capacidade na faixa de 50 a 60 mil m³.
NAVIO DE PRODUTOS: Navio
para o transporte de produtos claros derivados de petróleo
(diesel, gasolina, querosene de aviação, nafta, óleo lubrificante).
Normalmente, são navios na faixa de 45 mil TPB ou cerca de 300 mil barris.
NAVIO GLP ou GASEIRO: Navios
para transporte de gás liquefeito de petróleo ou cerca
de 8 mil m³.
NAVIO PORTA-CONTÊINER: Navio
para transporte de cargas em contêineres. Pode ser um
full container, ou seja, transportar somente carga em containers, ou
misto, transportando granéis em seus porões.
NAVIOS ALIVIADORES DP: Navios
que fazem o transporte de petróleo entre plataformas de produção de petróleo e
um terminal marítimo, por exemplo. São controlados por sistemas de computadores
e com posicionamento dinâmico.
NAVIO-TANQUE: Navio
destinado ao transporte aquaviário de granéis de líquidos, tais como petróleo e
seus derivados, produtos químicos, GLP etc.
PANAMAX: Navio petroleiro de
óleo cru ou de produtos, com dimensões que permitem a passagem pelo Canal de
Panamá. A capacidade de carga do navio varia entre 70 mil e 80 mil TPB ou cerca
de 500 mil barris.
PSV (Platform Suplly Vessel):
Barco de apoio a plataforma de petróleo.
SECONDHAND: Navio usado.
SICORDA (Deck Girder): Longarina
dos Conveses, nos navios construídos no sistema transversal.
SUEZMAX: Navio petroleiro de
óleo cru ou de produtos, com dimensões que permitem sua passagem pelo Canal de
Suez. A capacidade de carga do navio varia entre 150 mil e
200 mil TPB ou cerca de 1,1 milhões de barris.
VLCC (Very Large Crude Carrier):
Navio-tanque para transporte de petróleo com capacidade superior a 180 mil Tbp.
VLGC (Very Large Gas Carrier):
Navio-tanque para transporte de gases com capacidade superior a 70 mil m³.
Esta lista foi retirada do site www.sobena.org.br. Em breve falaremos mais
de cada tipo de navio.
Agradecemos a todos os leitores. Não se esqueça de deixar
seu comentário, crítica ou dúvida.
Até a próxima.
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